ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS
Hoje é dia de falar algo muito especial...Algo que marcou toda minha infância e com certeza deve ter marcado também a Infância de muitas tias....Quem não se lembra das histórias contadas em capítulos: Um milagre para Samuelito, Ti-Fam, a filha do feiticeiro,O Sorvete missionário e outras.....Ah... com toda certeza você esta se lembrando da:
Que alegria quando chegava as férias de julho ou Janeiro, queridas tias e líderes de departamento, se a EBF marcou a minha vida e a sua, com certeza marcará a vida de muitas crianças e alcançara para Cristo muitas outras.Não tenho como postar aqui todos os detalhes de uma EBF mais deixarei dicar que poderão te ajudar neste ministério.
Deixo um forte abraço e sucesso na empreitada de organizar uma EBF, mas lembre-se faça tudo isto em tempo hábil, para que seja perfeita aos olhos do Senhor
Beijos Tia Márcia
Escola Bíblica de Férias
Escola Bíblica de Ferias é um trabalho
especial que visa alcançar o segmento infantil. Ela contribui para a formação
de hábitos cristãos, alem de funcionar como agente incentivador da Escola
Dominical.
Ela procura
atingir vários objetivos ao mesmo tempo:
·
Evangelizar crianças não-evangélicas,
conduzindo-as a Cristo;
·
Procura despertar nos responsáveis o prazer de
ver seus filhos glorificando a Deus durante os dias do evento;
·
Procura desenvolver atividades diversificadas
durante o período da E.B.F.
·
Dar oportunidade às crianças evangélicas de
crescerem no conhecimento da Palavra de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;
·
Dar oportunidade aos responsáveis de crescimento
espiritual, participando de palestras, dinâmicas, oficinas e comunhão.
·
Levantar pessoas para o trabalho no Ministério
infantil.
1-
Planejamento
Tema: Frutos para o Brasil
- Equipe de Trabalho
·
Coordenador:
liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;
·
Professores:
separados para lecionar nas classes;
·
Auxiliares:
cooperação com os professores;
·
Apoio
logístico e segurança : observação da disciplina das crianças, inclusive
nos corredores e banheiros. No mínimo , 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a
ordem no recinto, mantendo-se sempre
atentos e qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra,
pessoas estranhas;
·
Equipe
médica: profissionais na área da saúde, preparados para atender a emergências;
·
Artes e
cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados, com
cenários, decoração de acordo com o tema;
·
Teatro e
dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças e
musicais;
·
Louvor:
criação ou escolha do hino oficial e
demais cânticos;
·
Programação
visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar cartazes e
divulgação do evento;
·
Recepção:
fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de registrar
as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas aos
participantes da E.B.F.
·
Responsáveis
pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;
·
Responsáveis
pela recreação: Organizar atividades
e material para as mesmas com antecedência;
- Responsáveis
pela limpeza: Além dos funcionários ( caso a Igreja tenha), pedir as
equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;
2-Divulgação
A propaganda é
um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos
audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhado pela igreja,
faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação
em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.
O primeiro
passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais .
3-
Programação
A duração do
evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo de 2 dias à
uma semana , separando-se duas horas e meia para cada reunião diária. As
reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da
disponibilidade da maioria.
A programação
deve incluir atividades interessantes. Assim , os matriculados não desistirão
por falta de estímulo.
4- Organização
O primeiro
trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas
gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se
uma mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará
pronto a prestar maiores informações e
esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto da mesa para
divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da
matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. São
elas:
Normas para professores e auxiliares
- Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos
antes do início do trabalho;
- Procurar oferecer as crianças um tratamento
especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
- Preparar o material didático com antecedência, o
qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
- Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se
sentirá valorizada;
- Em caso de indisciplina, procure contornar o
problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;
- Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver
necessidade, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em
qualquer situação;
- Tentar compreender cada criança e ter cuidado de
não cometer injustiças ou deixá-la triste;
- Esteja sempre alegre e orando em espírito para que
o Senhor opere no coração dos pequeninos;
Normas para os pequeninos
- Depois de entrarem no templo, são proibidos de
saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem nos corredores . Só poderão fazê-lo acompanhados
do auxiliar ou supervisor;
- É proibido retirarem-se do templo, exceto com
responsável ;
- É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
- Exige-se silêncio total quando estiver ouvindo a
mensagem;
- O comportamento é fundamental para alcançar as premiações
- O certificado será fornecido a todos os que
comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
- Devem decorar os versículos para terem direito aos
prêmios
- Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da
E.B.F.
5- Confecção
de materiais e Compras
A confecção de
materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 3 meses.
Serão necessários:
- Pasta de material do professor;
- Preparo de literatura específica para novos
convertidos;
- Prêmios para os que levarem o maior números de
visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos ,
vencerem em concursos de conhecimentos bíblicos etc..
- Material para ornamentação de ambientes;
- Lembrancinhas para visitantes
- Material para a confecção de trabalhos manuais;
- Preparo de faixas para divulgação;
- Preparo de convites individuais para distribuição
antecipada;
- Confecção de cânticos e versículos visualizados
feitos em cartolina ou em transparência para retroprojetor;
- Crachás para serem fixados na blusa da criança ao
entrar no templo;
- Preparo de atividades para cada classe de acordo
com a idade;
- Compra de todos os produtos a serem utilizados na
alimentação;
- Material de limpeza.
Obs: O planejamento do cardápio
para o lanche pode contar com a participação dos pais.
6- A ordem
do programa (Sugestão)
14h- Recepção
Desfile no quarteirão da igreja.
A Bandinha irá a frente
com as crianças menores, e as demais crianças irão na retaguarda empunhando as
bandeirinhas. Todas devem cantar alegremente o hino oficial da E.B.F. Os
supervisores poderão distribuir bandeirinhas para as crianças da rua e
convidá-las a participar do trabalho.
14:15 - Entrada no templo
14:20 - Oração e leitura
bíblica
14:25 – Juramento a Bíblia “Prometo ser fiel a minha Bíblia, obedecendo
as suas leis, procurando amar esconder a
sua palavra no meu coração para não pecar”
14:30 – Corinhos -- Saudação
aos visitantes
14:40- História dramatizada relacionada ao tema, (uso de fantoches,
peça e ou musicais)
14:50- Divisão das classes
Chamada – 5 minutos
História Bíblica – 15 min
Versículo prático e aplicação prática – 5 min
Pergunta
escrita ou oral – 5 min
Atividades (Trabalhos manuais) – 20 min
16:00- Retorno ao templo (devido ao grande número de participantes,
não retornamos para o templo)
16:05- Cântico
16:25- Recreação e lanche
17:00 -Oração de encerramento, entrega de lembranças e saída por
faixa-etária.
7- Culto de encerramento
- Louvores
- Especial com fantoches
- Apresentação dos pais
- Palavra do pastor
- Entrega dos diplomas e agradecimentos
- Peça especial: Musical “Sementes da transformação.
- Oração e encerramento
8-
Atividades para Adultos
Sugerimos que
sejam organizadas palestras, dinâmicas e oficinas interessantes direcionadas aos responsáveis
pelas crianças, pois muitos deles moram longe e precisam ficar na igreja
esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem ociosos no templo.
Caso seja possível, oferecer um lanche.
É importantes que pesquise em sites da internet sugestões de lições bíblicas e atividades para cada faixa etária.
Sugestões de diplomas.
Sugestões para crachás.
Sugestões de Convites pessoais
Nenhum comentário:
Postar um comentário